Por Causa do fechamento do Megaupload e contras excluídas o site foi fechado

sábado, 9 de julho de 2011

Caesium - Image Compressor 1.2.0


A ferramenta exibe uma pré-visualização do resultado
Diminua em até 90% o tamanho de suas imagens arrastando-as até esta ferramenta que preserva boa parte da qualidade original

Por padrão, as câmeras digitais capturam as fotos com a melhor qualidade possível dentro de suas configurações iniciais, que podem acabar gerando imagens que ultrapassam facilmente a casa dos 4MB de tamanho. Armazenar grandes coleções com estas imagens no computador já acaba sendo algo pouco prático, mas o problema surge quando perdemos até mesmo horas enviando este conteúdo para a Internet.


Caesium - Image Compressor  nos permite comprimir imagens para que assumam apenas uma pequena parte de seu tamanho original, sem que prejudique de forma severa a sua qualidade. A ferramenta é capaz de comprimir até mesmo um grande número de arquivos de forma sequencial, além de pré-visualizar o resultado e o tamanho final antes de realizar o processo.


A ferramenta exibe uma pré-visualização do resultado
A ferramenta exibe uma pré-visualização do resultado


Confira o resultado antes de comprimir

Dentre as maiores qualidades da ferramenta está o fato de exibir como as imagens ficarão após a execução das tarefas, trazendo também o tamanho final dos arquivos. Para isto, utiliza duas caixas internas, que podem ter o nível de zoom e o foco alterados para uma melhor comparação entre as versões, algo que nem sempre está presente em aplicativos gratuitos.

Para utilizar o Caesium, basta selecionar a qualidade e a pasta de destino para as imagens
Para utilizar o Caesium, basta selecionar a qualidade e a pasta de destino para as imagens 


Aqueles que desejam comprimir grandes quantidades de arquivos ao mesmo tempo poderão simplesmente arrastá-los do Windows para a fila de compressão do aplicativo, bastando selecionar o nível de compressão para todo o conjunto. Para evitar que o original seja prejudicado pelas alterações, o aplicativo vem por padrão configurado para solicitar uma nova pasta para os arquivos comprimidos.


Poderia ter ido um pouco além

Grande parte do tamanho dos arquivos de imagens se deve principalmente à sua resolução, que, na prática, poderia corresponder à quantidade de detalhes que ela armazena. Para auxiliar a redução de tamanho do arquivo, o Caesium poderia trazer também formas para o utilizador redimensionar o arquivo, processo este que poderia ampliar ainda mais sua capacidade de redução.


Extremamente útil

Apesar de faltar recursos importantes na ferramenta, ela ainda assim pode ser uma alternativa interessante para reduzir o tamanho de grandes quantidades de arquivos ou simplesmente convertê-los para os formatos JPG, PNG ou BMP. No entanto, sua grande utilidade acaba surgindo mesmo para quem necessita disponibilizar imagens na Internet, pois fornece ajustes finos de qualidade e pré-visualização.

Configurações avançadas do aplicativo
Configurações avançadas do aplicativo


Tamanho: 7,7 MB
Sistema operacional: NT, 2000, XP, Vista, 7

0 comentários:

Postar um comentário